Quais alimentos evitar durante o período de amamentação?

O leite materno é um alimento completo para o bebê, no entanto, os hábitos alimentares e a dieta da mãe durante o período de amamentação influenciam diretamente os nutrientes que o bebê estará ingerindo. Em outras palavras, a alimentação da mãe se reflete na alimentação do filho. Por isso, existem alguns alimentos que a mãe deve evitar enquanto estiver amamentando.

Bebidas à base de cafeína

Todos nós sabemos o poder da cafeína para nos deixar despertos. Se a mãe ingerir bebidas como café, chá preto, chá mate e outras bebidas à base de cafeína, e depois dar de mamar, o bebê poderá ficar ter dificuldade para dormir e até ficar com insônia. A mãe pode beber uma xícara de café por dia, sendo no máximo três horas antes ou logo após a amamentação.

Bebidas alcoólicas

Estritamente proibidas.  O álcool passa para o bebê por meio do leite materno e o organismo do pequeno não tem capacidade de eliminar os elementos do álcool que podem prejudicar seus rins e fígado.

Alguns vegetais

Apesar de excelentes para a saúde da mãe e do bebê, alguns vegetais que causam perturbações gastrointestinais devem ser reduzidos, como pimentão, couve, milho e pepino.

Alguns tipos de chás

Os chás são conhecidos por aliviarem de forma natural pequenos desconfortos, sejam intestinais ou musculares, tanto nos adultos, quanto nos bebês. No entanto, alguns tipos de chás que são proibidos para as lactantes: Kava Kava, carqueja, de Angélica, Ginseng, de raiz de Alcaçuz e Palmeira-anã.

Alimentos que provocam gases

Feijão, ovos, ervilhas, couve-flor, são exemplos de alimentos que podem aumentar a produção de gases, causando mal-estar e cólicas no bebê.

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