Os benefícios da natação infantil para as crianças

piscina

Incentivar desde cedo que as crianças pratiquem algum tipo de esporte pode ser muito benéfico para elas. Além de proporcionar diversas melhorias no desenvolvimento e fortalecimento corporal, as atividades físicas também contribuem com aspectos psicológicos e do bem-estar do pequeno. Uma boa opção para colocar as crianças em movimento é a natação infantil.

A natação infantil é uma atividade de pouco impacto, praticamente nenhuma restrição, e muitos benefícios. Conheça alguns:

Fortalecimento físico

Além de melhorar o desenvolvimento neuromotor, ao praticar natação a criança trabalha o alongamento e a flexibilidade dos músculos e fortalece o corpo de um modo geral.

Desenvolvimento de aspectos psicológicos e cognitivos

Fortalecimento de pontos como autoconfiança, espírito competitivo, trabalho em equipe e disciplina. No início das aulas a criança terá seu primeiro contato com a piscina. Essas primeiras aulas são desenvolvidas de forma lúdica para que o pequeno crie confiança suficiente.

Melhora nos sistemas respiratório, cardiovascular e imunológico

A natação tem um trabalho muito importante de educação do sistema respiratório. O fortalecimento desse sistema ajuda a desenvolver uma maior resistência à doenças e alergias, além de fortificar o sistema cardiovascular e imunológico também.

Auxílio no combate ou prevenção da obesidade

Como as crianças estão gastando cada vez mais tempo em atividades passivas como televisão e videogames, as chances de desenvolver a obesidade infantil e problemas de hipertensão aumentam. Em uma hora de aula de natação pode-se perder até 600 calorias.

Diversão

E qual a melhor parte da natação infantil? É a diversão! A maioria das crianças adora brincar com água e as piscinas se tornam um verdadeiro parque de diversões.

Importante: segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria é recomendável que a criança comece a praticar a natação somente a partir dos 6 meses, pois nessa fase seu ouvido já estará suficientemente desenvolvido, reduzindo qualquer chance de infecção.

Comentários

comentários