O que é parto humanizado?

Existem muitas dúvidas e discordâncias sobre o que é o parto humanizado. O termo surgiu há alguns anos e foi rapidamente associado a um novo tipo de parto. No entanto, a humanização do parto não está ligada a uma técnica específica ou ao local em que o parto se realiza.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o parto humanizado da seguinte forma:

“Humanizar o parto é um conjunto de condutas e procedimentos que promovem o parto e o nascimento saudáveis, pois respeita o processo natural e evita condutas desnecessárias ou de risco para a mãe e o bebê”.

A maioria dos especialistas concorda que o parto humanizado é aquele em que os desejos e as decisões da mãe tem mais peso, sendo levados em conta mais do que no parto convencional. No parto humanizado os profissionais priorizam um processo mais natural possível, buscando realizar o mínimo de intervenções médicas, só as que forem indispensáveis para garantir a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê.

Parto normal

Analisando essas considerações, podemos dizer que nem todo parto normal é humanizado. Apesar de ocorrer de forma natural, existe uma série de potenciais procedimentos que podem ser realizados, como anestesia/analgesia, posição fixa da mãe, medicamentos para controlar a contração, uso de fórceps, etc. Em muitos hospitais esses procedimentos acabam se tornando rotina, mesmo que não sejam indispensáveis e muitas vezes, os profissionais não consultam a mãe antes de tomar alguma decisão.

Benefícios

Especialistas defendem que o parto humanizado traz diversos benefícios para a mãe e o bebê. Uma vez que a mãe se sente confortável emocionalmente e livre para opinar sobre o parto, o processo ocorre da melhor forma possível. Sem uso de anestesia, medicamentos ou episiotomia, por exemplo, a recuperação pós-parto da mãe é muito mais fácil.

Apesar de as vantagens para os bebês serem menos aparentes, a ausência de medicação, um ambiente menos estressante e o bem-estar da mãe tornam o processo mais tranquilo e reduzem os riscos de complicações.

Como realizar um parto humanizado?

Para realizar um parto humanizado a mãe deve consultar seu médico durante o pré-natal e buscar um obstetra que possa conduzir o parto dessa forma. O médico deve apresentar, com base no desenvolvimento do pré-natal, todas as opções que a mulher pode escolher.

Comentários

comentários