Inverno: cuidados essenciais com o bebê em época de frio

Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas o cuidado com os bebês deve ser redobrado. Como os pequenos têm um sistema defensivo ainda pouco fortalecido, especialmente os recém-nascidos, o frio e o clima seco podem colaborar para a desenvolvimento de problemas respiratórios, gripes, resfriados e pele ressecada.

Confira as principais dicas para garantir a saúde e o bem-estar do seu pequeno durante a época de frio.

Roupas

Muitos pais acabam errando na quantidade de roupa seja por falta ou excesso de camadas. Um bom parâmetro é colocar sempre uma peça a mais do que as que o adulto está usando, mais uma mantinha.

Prefira sempre roupas de algodão, nylon não é muito indicado para o frio e a lã pode causar alergias.

Lembre-se: as extremidades do corpo do bebê (mãos, pés e couro cabeludo) são os primeiros pontos a perder calor. Por isso, aposte em luvas, meias e toucas.

Verifique regularmente a temperatura do bebê, a mudança de ambiente também fará o clima mudar, se o pequeno estiver transpirando ou inquieto sem motivo aparente, pode significar que ele está com calor.

Hora do banho

Esta é provavelmente a atividade mais complicada durante o inverno, mas com alguns cuidados será bem mais fácil. Deixe todos os itens necessários organizados e não leve brinquedos ou distrações para o pequeno, assim o banho será o mais rápido possível. O melhor horário para o banho é no final da manhã (12h) ou na parte da tarde (15h).

Antes de pegar o bebê, feche as janelas para evitar correntes de ar frio. Encoste a porta do banheiro e deixe o chuveiro ligado por alguns instantes, até criar um vapor que vai aquecer o local, evitando um choque térmico no bebê. Você também pode utilizar um aquecedor. . Cuidado com a temperatura da água, apesar do frio ela deve estar morna e nunca quente.

Assim que tirar o bebê da água enrole-o com uma toalha e seque-o bem. Não esqueça as dobrinhas e os vãos dos dedos. Se possível, vista o pequeno ali mesmo, se não, coloque pelo menos a primeira camada de roupa antes de se dirigir para outro cômodo.

Hora de dormir

Como costumam ficar guardadas por um longo período de tempo, antes de usar as roupas de inverno é preciso lavá-las e secá-las bem.  Lembre-se de vestir o bebê em camadas, com um body por baixo. Macaquinhos de flanela são ótimos para o frio. Certifique-se de não usar peças muito apertadas. Cobertores, edredons e mantas devem ser escolhidos com muito cuidado, eles devem ser muito leves para evitar que o bebê se sufoque com eles.

Pele e lábios

Com o tempo frio e seco, é normal que os bebês fiquem com a pele mais grossa e ressecada. A melhor solução para isso é evitar esses problemas é manter a pele do bebê hidratada. A água do banho nunca deve ser quente. As roupas não podem ser muito grossas, pois isso impede que a pele do bebê “respire”, causando brotoejas, o ideal é vestir camadas de peças mais leves, assim é possível tirar uma peça caso a temperatura suba. Hidratantes devem ser usados somente com a recomendação médica para evitar alergias e irritações.

Comentários

comentários