Como tornar as refeições mais saudáveis e divertidas para as crianças

Family cooking

A hora da refeição costuma ser um desafio para a maioria dos pais. Muitos pitucos veem a hora da alimentação como uma obrigação e, geralmente, um momento chato, no qual terão que parar de brincar para sentar à mesa e comer. Pensando nisso, criamos uma lista de atividades que podem tornar as refeições dos pequenos mais saudáveis e divertidas sem muitos esforços.

Mini chef

Incentive a criança a ajudar no preparo das refeições. Além de ser uma boa forma de apresentar novos alimentos, os pequenos ainda aprenderão pequenos truques de cozinha, descobrirão como manusear alguns instrumentos e saberão no que não devem mexer longe da presença de um adulto.

Prepare o chapéu de chef e o avental. Ensine o pequeno como escolher os alimentos, como lavá-los, dê a ele uma faca menos afiada e alguns vegetais mais macios, separe as porções de temperos e deixe que ele misture ao preparo. Ao final, mostre como servir a mesa.

Reúna a família na mesa e deixe que a criança apresente a refeição do dia, certamente ela ficará feliz em participar de todo o processo e orgulhosa por isso.

Picnic

Outra forma de alegrar a hora da comida é transformar a refeição em um picnic divertido. A atividade pode ser realizada em um parque ou uma praça próxima, ou mesmo na varanda de casa ou na área comum do condomínio. O importante é ter um espaço confortável com alguma sombra e plano para estender a toalha. Separe os alimentos já preparados em pequenos recipientes, prefira opções que são mais “fáceis” de comer, que não necessitem de garfo e faca. Coloque tudo em uma cesta, não esqueça das bebidas para hidratar.

Versões saudáveis

Quando os pais dizem algo do tipo “só ganha sobremesa quem comer toda a comida”, eles acabam mostrando à criança que a sobremesa é um prêmio, e essa é uma forma de incentivar o desejo dos pequenos pelos doces. Que tal substituir o doce por uma salada de frutas colorida e saudável?

Você também pode criar versões saudáveis de alimentos que chamam a atenção dos pequenos. Faça mini pizzas com massa integral, molho de tomate, um pouco de queijo e tomate-cereja. Crie sanduiches com folhas frescas e misture com o patê que a criança gosta.

Conte uma história e crie pratos divertidos

Essa técnica funciona especialmente com os mais pequenos. Além da famosa “colher aviãozinho” você pode incorporar outras histórias e usar os alimentos para ilustrá-las. Os brócolis podem ser pequenas árvores, mini cenouras podem ser os ponteiros de um relógio e os cubinhos de batata indicam os números. Os pequenos vão se divertir e comer sem trabalho. Solte a imaginação e monte pratos coloridos e divertidos. Refeições em formato de rostinhos ou de qualquer outro desenho fazem muito sucesso entre as crianças.

Comentários

comentários