Como amenizar os desconfortos da gravidez no verão

oi

No verão as futuras mamães passam por muitos incômodos e desconfortos, como dores, inchaços, queda de pressão e indisposição, tudo por conta das altas temperaturas.

Durante a gravidez o corpo mantém uma temperatura mais elevada, por conta do metabolismo acelerado da gestante, somando isso ao esforço para carregar o peso extra da barriga e ao calor da estação, é preciso tomar alguns cuidados para se manter fresca, com boa disposição e bem hidratada.

Roupas

Procure usar peças com modelos mais largos e confeccionadas com tecidos naturais, não sintéticos. Eles são os mais recomendados por deixarem as futuras mamães mais frescas e confortáveis. Você também pode procurar peças de cama e banho, como o jogo de lençóis, tendo isso em mente.

Inchaços

Com o aumento da temperatura, a pressão arterial da gestante que já costuma ser baixa, cai ainda mais. Isso dificulta a circulação e resulta na retenção de líquidos e nos inchaços. Para evitá-los, é essencial manter o corpo hidratado. Praticar atividades físicas leves, permitidas pelo médico, também ajuda a melhorar a circulação. Para ajudar a desinchar, coloque os pés em um balde com água fria: lembre-se, a água não pode estar gelada, apenas fresca. Na hora de dormir, coloque alguns travesseiros sob as pernas, para mantê-las mais elevadas.

Tonturas, desmaios e dores de cabeça

A queda da pressão arterial é a principal responsável por tonturas ou desmaios. Dores de cabeça também são comuns no calor, e muitas vezes estão relacionadas à pressão. Para mantê-la estável é preciso, novamente, ficar atenta a hidratação. A desidratação é uma das principais preocupações que a gestante deve ter. Portanto, beba muito liquido e coma regularmente a cada três horas.

Exposição ao sol

O melasma da gestação é um problema comum, para ajudar a preveni-lo, mantenha um protetor solar (FPS a partir de 60) sempre por perto, e aplique-o mesmo nos dias sem sol ou quando for ficar dentro de casa, reaplicando a cada 3 horas. Abuse dos óculos de sol e chapéus. Tente organizar as tarefas na agenda de modo que se for preciso sair na rua, seja logo no começo da manhã ou no fim do dia. Assim você evita o sol quente da tarde.

Com esses cuidados simples, a futura mamãe consegue garantir seu bem-estar e conforto mesmo nos dias mais quentes.

Comentários

comentários