
Muitos pais têm dúvidas a respeito da educação bilíngue na infância. Será que ela prejudica a alfabetização em língua materna da criança? A criança realmente aprenderá algo ou será um investimento sem retorno?
Avaliamos as principais dúvidas e destacamos alguns pontos importantes sobre a educação bilíngue para crianças.
Qual a melhor faixa etária para começar o aprendizado de um segundo idioma?
Durante a infância o cérebro se desenvolve em uma velocidade como em nenhuma outra fase da vida. Não existe um consenso entre especialistas sobre qual a melhor idade para iniciar o aprendizado de um segundo um idioma. No entanto, a maioria concorda que é preciso que a criança desenvolva uma base sólida da expressão oral da sua língua materna antes de entrar em contato com algum outro idioma.
A faixa entre os 4 e 12 anos de idade é provavelmente a ideal, uma vez que, entre os 6 meses e 4 anos a criança passa pela principal fase de desenvolvimento de suas habilidades de comunicação e linguagem e até os 12 ainda possui maior facilidade de assimilação de palavras e objetos e de diferenciação de detalhes na pronúncia.
A criança pode se sentir pressionada?
É preciso ter muito cuidado para não pressionar a criança a aprender um novo idioma, para que ela não crie uma aversão ao aprendizado. Assim como qualquer outra matéria é preciso incentivar cada pequena conquista da criança e procurar apoiá-la diante das dificuldades.
Qual o Investimento?
As instituições de ensino bilíngues costumam ser 50% mais caras do que as escolas de ensino regular. Portanto, é preciso colocar na ponta do lápis se o investimento vale a pena.