
Muito se fala sobre a importância de se fazer o pré-natal, o acompanhamento médico prestado à gestante durante seus meses de gestação. O pré-natal tem como objetivo atuar de forma preventiva e educativa, identificando e tratando de possíveis problemas de saúde que podem se agravar e prejudicar a mãe e o bebê, além de ser a melhor forma para educar as futuras mães sobre as mudanças no seu corpo e como agir nos primeiros meses de vida do seu filho.
Quando começar
É recomendado que a gestante inicie as consultas de pré-natal assim que confirmar a gravidez, no primeiro trimestre. Nesse período inicial, as consultas devem ser mensais. No oitavo mês as visitas ao médico se tornam quinzenais e nas últimas semanas antes do parto, elas se tornam semanais.
Como começar
Ao confirmar a gravidez, a mulher pode buscar um obstetra ou pode entrar em contato com seu ginecologista e pedir uma recomendação.
A primeira consulta do pré-natal é a mais demorada e importante. Nesse momento, a gestante conhece o profissional que vai acompanhá-la nessa jornada. É muito importante que a mulher estabeleça uma relação de confiança com seu médico, caso isso não aconteça, ela deve procurar outro profissional.
Quais os exames solicitados
Os exames iniciais solicitados no pré-natal têm o objetivo de identificar infecções ou disfunções, como anemia, infecção urinária, hipertensão, entre outras. Incialmente são pedidos exames de:
Grupo sanguíneo
Hemograma
Glicemia
Pesquisa de toxoplasmose
Rubéola
Sífilis
Exame de fezes e urina
Além dos exames, o que mais é feito no pré-natal?
Com o resultado dos exames o médico responsável pelo acompanhamento deverá orientar a gestante sobre os próximos passos, e também encaminhar a futura mamãe caso alguma medida precise ser tomada.