10 top dicas e cuidados na hora de dar banho no bebê

Muitos pais ficam apreensivos no momento do banho, principalmente os de primeira viagem. Como medir a temperatura da água? Qual a quantidade de banhos por dia? Qual o melhor horário para dar banho no bebê? São apenas algumas das dúvidas que surgem nesse momento.

Seguindo as dicas e cuidados a seguir – e com a prática – dar banho no bebê deixará de ser uma atividade que causa insegurança para ser um momento bem prazeroso com seu filho. Confira:

1. Um banho por dia é suficiente para o bebê. A quantidade pode mudar caso o bebê se suje muito ou durante o verão, em dias de muito calor.

2. O horário do banho também é importante. Para os recém-nascidos o banho antes da amamentação é o mais indicado para evitar que ocorra regurgitação. Nos bebês maiores o banho antes de dormir é o ideal, assim os pequenos ficam mais relaxados e prontos para deitar.

3. Organize todo o material e o espaço que vai utilizar. Lembre-se de tirar acessórios como anéis e colares, que podem atrapalhar e até machucar o bebê durante o processo.

4. Alguns pais preferem utilizar o quarto em vez do banheiro, nesse caso a única regra é vestir o bebê em um mesmo local, para evitar as correntes de ar ao trocar de ambiente.

5. A água do banho deve estar morna. Para testar a temperatura, utilize o cotovelo, que é uma área mais sensível.

6. Levar brinquedos para hora do banho é uma boa opção para manter o bebê tranquilo e distraído. Evite em dias muito frios para garantir que o banho seja o mais rápido possível.

7.Evite óleos perfumados e talco pós-banho, esses produtos podem causar alergia na pele sensível do bebê. Dica: utilize sempre sabonete neutro e para evitar assaduras, depois do banho passe cremes específicos para bebês indicados pelo pediatra.

8. Nas partes intimas das meninas a higienização deve ser feita no sentido da frente para trás, para evitar que alguma sujeira cause infecção urinária. Os meninos também precisam de atenção nessa área para evitar que resíduos fiquem acumulados nas dobrinhas.

9. Na hora de secar o bebê utilize uma toalha macia e certifique-se de secar bem as dobrinhas.

10.

Comentários

comentários